Minas Gerais registrou quase 9 mil casos de violência contra crianças e adolescentes

No Brasil, 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia e 80% ocorreu dentro da própria casa.

Minas Gerais registrou quase 9 mil casos de violência contra crianças e adolescentes

Ao longo de 2023, foram registrados quase 24 casos de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos em Minas Gerais. O estado mineiro é o segundo do Brasil com mais denúncias: cerca de 8.598 notificações.

Os dados são do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), vinculado ao Ministério da Saúde, e apresenta casos de violência que afetam todas as faixas etárias. Ao todo, foram denunciados três mil casos envolvendo bebês com menos de 1 ano, 8,3 mil relacionados a crianças de 5 a 9 anos e 35,8 mil de 15 a 19 de anos.

Mesmo pelo alto índice de violência, o Sinan alerta que há muitos mais casos e que muitas agressões não são relatadas, principalmente em áreas remotas ou com poucos recursos. Por isso, a entidade reforça que qualquer violência física contra crianças e adolescentes precisa ser denunciada, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA). 

A Sociedade Brasileira de Pediatria, inclusive, avalia ser fundamental que profissionais de saúde estejam atentos e sensíveis a possíveis sinais de agressão, incluindo fraturas inexplicáveis ou específicas de traumas intencionais. A associação destaca que, embora o diagnóstico de violência e o encaminhamento de uma notificação não constitua uma denúncia formal contra os agressores, ambos configuram “um passo importante no processo de cuidados destinado a pessoas em situação de risco”.

 

Fonte: Agência Brasil