Prefeitura de Viçosa emite alerta sobre circulação do vírus da raiva em bovinos e equinos
Secretarias de Saúde e Agropecuária intensificam monitoramento e orientam produtores sobre sinais da doença
As secretarias de Saúde e de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Viçosa, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), divulgaram um alerta à população para a presença do vírus da raiva em bovinos e equinos no município. Os diagnósticos positivos para a doença, confirmados em laudos do IMA, ocorreram nas regiões da Piúna, Retiro, São Francisco, Nova Viçosa, Mainarte, Juquinha de Paula, Posses e Coelhas.
De acordo com a prefeitura, equipes municipais estão monitorando ativamente a situação e orientam produtores a observarem sintomas específicos, como agitação, agressividade, desorientação, hipersensibilidade, mudanças na locomoção, alimentação e comportamento dos animais.
Em caso de suspeita, a recomendação é que o proprietário evite o contato direto com o animal e busque orientação médica no Hospital São Sebastião, em caso de exposição. Também é recomendado avisar o IMA para que as devidas providências sejam tomadas.
Para prevenir a transmissão do vírus, as autoridades recomendam que os produtores mantenham a vacinação em dia, utilizem luvas ao manusear os animais e lavem as mãos com água e sabão após o contato. Essas precauções são essenciais, pois o vírus é transmitido principalmente pela saliva do animal e pode entrar no organismo humano por ferimentos ou mucosas.
Em caso de dúvidas ou suspeita de raiva, os criadores podem contatar a Secretaria de Saúde pelo telefone (31) 3874-7252 ou dirigir-se à sede na Rua Gomes Barbosa, 803, no Centro de Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook