Pesquisadores descobrem orquídea em extinção em Ubá
A "Pescoço de Cisne" foi identificada partir de fotos de campo, análises técnicas e revisão da literatura científica
Pesquisadores da equipe ProBiodiversa identificaram uma nova planta no Parque Municipal de Serra da Moega, em Ubá. Segundo a assessoria do parque, a orquídea "Pescoço de Cisne" foi descoberta foi feita pelos especialistas Carlos Galván Cisneros, Rodrigo Gorsani, Rafaela Brandão Gomes Silva e Alex Pires Coelho, a partir de fotos de campo, análises técnicas e revisão da literatura científica.
Apesar de a identificação já ter sido confirmada por especialistas, ainda são necessárias etapas importantes para a formalização científica da espécie. Entre os próximos passos estão a coleta botânica e o envio de material para um herbário, onde as amostras serão preservadas e documentadas. A conclusão do processo depende também da publicação dos resultados em uma revista técnica.
Para avançar nessas etapas, a equipe da ProBiodiversa já programa uma nova expedição ao parque entre março e abril do próximo ano, período em que a planta estará em floração, favorecendo a coleta e o registro adequado.
O estudo faz parte das ações previstas no Plano de Manejo da unidade de conservação e conta com financiamento do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental (FMDA).



Comentários (0)
Comentários do Facebook