SES-MG convida cidades da região para qualificação em arboviroses em Ponte Nova

São esperados cerca de 300 profissionais de saúde dos 53 municípios da macrorregião de Saúde Leste do Sul

SES-MG convida cidades da região para qualificação em arboviroses em Ponte Nova

Minas Gerais está enfrentando o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 53 municípios da macrorregião de Saúde Leste do Sul, até o dia 20/3, foram registrados 12.392 casos prováveis de dengue, sendo 6.390 casos confirmados e um óbito. Em relação à chikungunya, foram registrados 1.073 casos prováveis da doença, sendo 393 casos confirmados e um óbito.

Diante do cenário das arboviroses em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu, promove, nos dias 25 e 26/3, de 9h às 16h, na sede social do Esporte Clube Palmeirense, em Ponte Nova, a oficina de “Qualificação em Arboviroses: Plano Municipal de Contingência e Manejo Clínico”.

Na segunda-feira (25), a qualificação será sobre os planos de contingência municipais e terá como público-alvo: secretários municipais de Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, coordenadores de Assistência à Saúde e referências de Comunicação e Mobilização Social. A proposta é aumentar a efetividade das ações a serem realizadas pelas áreas envolvidas no combate às arboviroses.

Já na terça-feira (26), a qualificação será direcionada a médicos e enfermeiros que atuam na assistência dos casos de arboviroses. O objetivo é ampliar a qualificação dos profissionais que atuam no atendimento dos pacientes suspeitos dessas doenças.