UFV terá espaços de suporte a praticantes de atividades físicas

As chamadas “ilhas da saúde” serão compostas de estrutura para incentivar e auxiliar esportes no campus

UFV terá espaços de suporte a praticantes de atividades físicas

Quem utiliza as áreas abertas do campus da Universidade Federal de Viçosa para a prática de esportes terá, em breve, um novo local de apoio para os exercícios. Estruturas chamadas de “ilhas da saúde” estão sendo construídas com mobiliário urbano esportivo, ideal para a realização de alongamentos e exercícios de força. Os espaços também contam com bebedouro e compressor de ar para ciclistas calibrarem os pneus de suas bicicletas.

Ao todo, serão cinco ilhas, que estão em fase de construção e finalização. A unidade localizada próxima à unidade de vigilância, na reta principal, está prestes a ser concluída e deverá entrar em funcionamento até o fim deste ano. As outras quatro ilhas ficarão nos seguintes locais: perto do Restaurante Universitário II, no Recanto das Cigarras, no gramado em frente à Engenharia Florestal e nas proximidades da Funarbe.

De acordo com o chefe da Divisão de Esporte e Lazer (DLZ) da UFV, professor João Carlos Bouzas Marins, as ilhas são “um estímulo da prática esportiva e o lazer, para mostrar que é possível realizar outros esportes dentro do campus”. Segundo ele, cada ilha tem custo estimado em R$ 100 mil. Mesmo sendo uma demanda frequente de quem utiliza os espaços comuns do campus, as ilhas da saúde não possuem banheiros. A ausência foi justificativa em função dos altos custos de construção e, principalmente, de manutenção. 

Bouzas destacou que a ação da DLZ contempla ainda outras iniciativas, como a ciclofaixa, demarcação de seis percursos de caminhada ao longo do campus, além de uma academia a céu aberto, que será montada com o apoio do Agros entre o ginásio e a reta principal, e terá monitoramento de estudantes do curso de Educação Física.

O projeto das ilhas da saúde ainda deve ser expandido para os campi de Florestal e Rio Paranaíba. Tudo depende, entretanto dos recursos disponíveis.