Tarifas de água e esgoto mais caras
As tarifas de água e esgoto ficarão 27,19%, em média, mais caras a partir do mês que vem em Viçosa. O aumento valerá para todos os tipos de imóveis na cidade atendidos pelo Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
O reajuste foi autorizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (CISAB), órgão de regulação, que deferiu a solicitação de instituição de novas tarifas para o SAAE.
De acordo com a Resolução 003 do dia 14 de dezembro de 2016, bem como o novo anexo tarifário que será utilizado a partir do consumo do mês de janeiro de 2017, o aumento está adequado e essencial para a manutenção dos padrões de sustentabilidade do sistema e para que possa realizar, também, os investimentos necessários na estrutura existente.
O Saae solicitou o reajuste por meio do ofício 219/2016/DIR tendo como base o custo dos serviços e o índice inflacionário, baseado no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Em documento enviado ao Cisab, o Saae cita como argumentos para o aumento da tarifa, a pressão inflacionária sobre os custos de operação, principalmente da energia elétrica, produtos químicos e a manutenção da rede.
No documento que autorizou o aumento, o Cisab explica que no setor de saneamento o reajustamento tarifário mostra-se ainda mais importante para a melhoria e a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, situações imprescindíveis para a qualidade de vida dos cidadãos.
Os novos valores das tarifas social, residencial por metro cúbico, comercial por metro cúbico e industrial por metro cúbico podem ser conferidos na nova estrutura tarifária do SAAE, disponível no site da autarquia: www.saaevicosa.com.br.
Comentários (0)
Comentários do Facebook