Delegações olímpicas visitam reitoria

Delegações olímpicas visitam reitoria

Quatro delegações de levantamento de peso procedentes da Índia, Tunísia, Marrocos e Egito, estão em Viçosa há um mês em preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na manhã do último dia 22, alguns técnicos e atletas se reuniram com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares.
A equipe da Índia foi a primeira a chegar em Viçosa, e o técnico Vijay Sharma, revelou satisfação em poder treinar aqui e elogiou a estrutura de treinamento oferecida à eles pela UFV: “é muito boa; estamos tendo tudo o que precisamos”, disse.
Durante o encontro na reitoria, o trabalho de segurança realizado 24 horas pela Polícia Militar também foi destacado. Eles também parabenizaram o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pela organização até agora.
A reitora agradeceu por terem escolhido a UFV e pediu que divulgassem a Universidade às instituições de ensino de seus países para um estreitamento nas relações.
Presente ao encontro, o chefe do Departamento de Educação Física, Paulo Lanes Lobato, disse que foi um privilégio Viçosa ter figurado entre as quatro cidades de Minas Gerais escolhidas para receber delegações olímpicas e comentou.
Também participou da reunião Vitor Marques Diniz Martins, representante do Núcleo de Articulação Minas 2016, vinculado à Secretaria de Esportes de Minas Gerais. A presença dele está relacionada a uma das ações do Núcleo que diz respeito à recepção das delegações que estão treinando nas cidades de Viçosa, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia. Segundo contou, são cerca de 1.400 pessoas, entre atletas e integrantes de delegações, de 17 países.
Vitor Martins explicou que o Núcleo foi criado para congregar todas as ações voltadas para os Jogos Olímpicos. Além da recepção das delegações, elas envolvem também o Tour da Tocha, que aconteceu em 35 municípios do estado, e o Torneio Olímpico de Futebol, que terá 10 jogos em Belo Horizonte. Segundo Vitor, as quatro cidades de Minas que receberam as delegações foram escolhidas entre 28. Todas as instalações esportivas do estado foram mapeadas pelo governo e apresentadas em feiras que antecederam as olimpíadas de Londres e Rio de Janeiro.