Crateras da avenida São João Batista ainda não têm previsão de obras

Via dá acesso ao bairro Vale do Sol (Pacheco)

Crateras da avenida São João Batista ainda não têm previsão de obras

Em mais uma rodada de negociação, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso, recebeu no dia 7, terça-feira, a comissão representante de várias comunidades, sob a coordenação do Pároco da Paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins Dias, que reivindicam a reconstrução do trecho da Avenida São João Batista que dá acesso ao bairro Vale do Sol (Pacheco) e a construção da ponte que liga o bairro São José (Laranjal) à Avenida São João Batista, próximo ao local conhecido por Nove Cruzes.

O problema no Pacheco vem do início de 2021, quando uma forte chuva removeu a base do gabião de proteção da cabeceira dos tubos armco da galeria de passagem do ribeirão das posses sob o antigo leito da linha férrea, além de erosão em um trecho logo acima, às margens da pista de rolamento. Por falta de providências na ocasião, novas chuvas aumentaram a área atingida que, posteriormente, teve que ser fechada ao trânsito de veículos. Porém, pedestres, ciclistas e motociclistas continuam utilizando a passagem, que oferece muito perigo.

  O projeto para o local consiste em canalizar o córrego naquele trecho (entre a linha férrea e o ribeirão São Bartolomeu) e fazer uma caixa de interligação entre os tubos armcos, com uma ala de saída no encontro entre os dois cursos d’água, numa extensão de 60 metros. Ao mesmo tempo, o município pretende firmar parceria com uma empresa de terraplanagem para que o aterro seja feito, com a terra espalhada e compactada até o nível da rua. 

Segundo o Padre Geraldo, o prefeito informou na reunião que, para esta obra, os recursos já estão garantidos, incluindo uma emenda parlamentar de R$ 350 mil do deputado Padre João. Contudo, não há previsão de quando a obra começará, uma vez que o diretor do Geoplam (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa), Douglas Ferreira Silva, disse que o município não pode definir o início das obras, porque depende da licença ambiental a ser expedida pela Supram (Superintendência Regional de Meio Ambiente). Ele explicou, ainda, que a Prefeitura incluiu esta obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como mais uma opção para garantir recursos para sua execução.

Já a ponte do laranjal, ainda no leito da antiga linha férrea, também destruída em decorrência das chuvas na ocasião, é reivindicada há mais de 12 anos. No segundo semestre de 2021, a empresa Domínio Engenharia e Arquitetura e Construção Civil foi contratada para fazer a passagem utilizando tubos armco, mas o contrato foi rescindido em abril do ano passado, quando o Município alegou irregularidades na execução da obra, apesar da contestação da empresa. Em abril último, em reunião com moradores de vários bairros no salão paroquial da paróquia São João Batista, representantes da prefeitura informaram que seria construída uma ponte no local e não mais uma passagem utilizando tubos armco como planejado anteriormente.

Para esta nova estrutura, o Município tem um projeto elaborado pelo Geoplam orçado em R$ 2,5 milhões. Segundo o prefeito, a prefeitura não possui esta verba e está tentando emenda parlamentar, por intermédio dos deputados federais Reginaldo Lopes (PT) e Padre João (PT), este último, responsável pela emenda para o Vale do Sol (Pacheco), já liberada.

Quanto ao deputado Reginaldo Lopes, a reportagem procurou tanto o parlamentar, quanto seu assessor, de prenome Maicow, via WhatsApp, em duas ocasiões (13 de setembro e nesta segunda-feira, 13), para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não recebeu retorno.

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco