Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade promove ações na Comunidade Quilombola do Buieié
O Comitê foi criado para desenvolver ações para a promoção da equidade em saúde para populações vulneráveis
O Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade realizou, no sábado passado, dia 5 de agosto, diversas atividades na Comunidade Quilombola do Buieié, como atendimento médico, orientações de saúde e avaliações odontológicas.
Foram realizadas, também, rodas de conversas com temas específicos para a população, como o uso de ervas medicinais e saúde da mulher negra, além de atividades lúdicas como coloração e brinquedos; e orientações da Secretaria de Assistência Social sobre CadUnico e Passe Livre. Além disso, houve atividades para melhora da autoestima da população em foco, como manicure e corte de cabelo.
Também foi realizado um momento de escuta das demandas e queixas da população quilombola, com o compromisso de os problemas levantados serem levados para discussão na próxima reunião do comitê e, a partir daí, para os responsáveis pelas tomadas de decisões. Paralelamente ocorreu a Feira Quilombola do Buieié com a venda de produtos cultivados e confeccionados pela própria população.
O evento contou com a participação das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social; da Liga Universitária de Saúde de Populações Negligenciadas Maria Aragão (LUMA), da Universidade Federal de Viçosa; da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO); e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, da Prefeitura de Viçosa.
A promoção fez parte das celebrações do Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado no último dia 25 de julho. A data relembra o Marco Internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vividos até hoje por mulheres que sofrem com as discriminações racial, social e de gênero.
Comentários (0)
Comentários do Facebook