Professor alvo de denúncias de assédio é demitido da UFV
A demissão de Edson Ferreira Martins, 43, foi assinada pelo reitor Demetrius David da Silva e publicada no Diário Oficial da União
Foi demitido nesta quarta-feira (26) o professor do Departamento de Letras (DLA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que foi denunciado por assédio e estupro. A demissão de Edson Ferreira Martins, 43, foi assinada pelo reitor Demetrius David da Silva e publicada no Diário Oficial da União.
O professor foi alvo de uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) após ser acusado, por 11 mulheres, de abuso de poder, violência física, assédio moral, assédio sexual e estupro. O caso chegou à procuradoria por meio de uma representação feita pela própria instituição de ensino, que apura denúncias desde 2019.
O escândalo foi revelado por uma reportagem da revista Veja, publicada no dia 30 de setembro do ano passado. De acordo com a matéria, depoimentos já colhidos pela universidade basearam a representação feita ao MPF.
Quando o caso repercutiu, a Universidade informou que o processo administrativo disciplinar que apura as denúncias contra o professor estava em andamento no âmbito da Unidade Seccional de Correição e que a comissão responsável havia finalizado a fase de instrução processual e, em breve, após análise das provas que foram reunidas e dos argumentos da defesa, indicaria se haveria ou não o indiciamento.
A reportagem entrou em contato com a UFV para saber se a demissão é consequência deste processo disciplinar e aguarda retorno. O MPF também foi procurado, mas não retornou até o fechamento desta edição.
Na publicação do Diário Oficial, a demissão é justificada nos artigos 117, IX, e 132, XIII, da Lei Federal nº 8.112/1990. De acordo com esses artigos, ao servidor público que valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, é aplicada a pena de demissão.
Comentários (0)
Comentários do Facebook