CMV e Univiçosa realizarão audiência pública sobre violência

Uma tentativa de assalto com troca de tiros, nas proximidades da Esuv, é um dos fatos que motivaram a convocação da audiência

CMV e Univiçosa realizarão audiência pública sobre violência

Na tarde da última segunda-feira, 9, dirigentes da Câmara Municipal de Viçosa e da Univiçosa concederam entrevista coletiva à imprensa sobre a audiência pública que as duas instituições irão promover. O evento, marcado para o próximo dia 19, na Univiçosa, visa discutir problemas de segurança nos bairros vizinhos à Faculdade.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Univiçosa, Mateus Mendonça Vieira, a ideia de se fazer uma audiência pública surgiu a partir de uma reunião realizada na sede da faculdade, depois de uma manifestação feita pelos próprios alunos da instituição em relação à segurança pública no local. “Logo depois dessa mobilização, nós reunimos estudantes, representantes da Univiçosa, da Câmara Municipal e da Polícia Militar para discutir a questão da segurança pública no entorno da Faculdade e bairros próximos. Na ocasião, a presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV), e o vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília - PPS), presentes, sugeriram a audiência, porque mobilizaria mais a região, que tem sofrido de forma constante com a violência”, explica ele. Assaltos e roubos a pessoas e estabelecimentos têm sido frequentes no local e Mateus vê a necessidade urgente de uma interferência. O diretor administrativo-financeiro da Univiçosa afirma, ainda, que algumas mudanças já foram feitas, mas lembra que outras não dependem apenas da instituição, como a colocação de faixa de pedestres, quebra-molas e iluminação.
Segundo a presidente da Câmara, a audiência pública contará com a presença de representantes das polícias Civil e Militar, do poder judiciário, da Defensoria Pública e do Ministério Público. “Conversando com todas essas autoridades, com certeza encontraremos um caminho para amenizar e melhorar a situação e quem sabe se tornar um exemplo para outros bairros”, afirma Mateus, que também ressalta que “a ideia dessa audiência pública é de ser ela o início de um possível fórum de segurança pública aqui em Viçosa”, avalia ele.
Marilange espera que estudantes e, principalmente, moradores da vizinhança e comerciantes do local também compareçam e participem do evento.