Bailarino viçosense levará solo de dança a escolas municipais

Estreia de Opcevê acontece na próxima segunda-feira

Bailarino viçosense levará solo de dança a escolas municipais

A obra “Opcevê” estreia na próxima segunda-feira (14), na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, em Viçosa. O projeto, do intérprete criador Cleison Lana, busca afirmar e fortalecer o valor da relação entre a arte e a educação.

A coreografia que alia as danças urbanas e contemporâneas é inspirada na trajetória do bailarino Cleison Lana e nos caminhos que a arte proporciona para formação e transformação pessoal e profissional. O solo tem coreografia de Wellington Júlio.

Neste projeto, Cleison levará a apresentação a cinco escolas municipais a fim de proporcionar aos estudantes uma vivência com a dança, assim como aconteceu com o artista.

Natural de Viçosa, Cleison conta que se encantou pela dança quando assistiu a uma apresentação na escola, ainda na infância. Com o tempo, tornou-se profissional da área onde atua há mais de 15 anos.  

“Acredito que assim como foi importante para a minha vida ter contato com a dança dentro da escola, também pode fazer a diferença para esses alunos”, destacou o bailarino.

O evento contará ainda com apresentação do duo de Passinho, “Olhar Complexo”, em turnê na cidade por meio do projeto "Da favela para o Mundo". 

Além das apresentações também será realizada uma roda de conversa. 

O momento de troca servirá para contextualizar as crianças sobre a inspiração para a obra, e para falar sobre a relevância da educação e da arte para a vida do intérprete - criador.

“O bate - papo também servirá para apontar a arte como possibilidade profissional, além de tirar dúvidas sobre Opcevê e sobre a minha carreira”, explicou Cleison Lana. 

O projeto Opcevê - criação e circulação foi contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, Governo Federal. 

As próximas apresentações e rodas de conversa acontecerão na Escola Municipal Arthur Bernardes, dia 16 de abril, às 16h.