Festa do trabalhador rural na Piúna acontece em 28 de julho
Com foco no tema "alimento de verdade", a 12ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural será realizada no dia 28 de julho, na comunidade rural de Piúna. A última reunião para ajustes do evento foi realizada na quarta-feira (03), na capela São Geraldo daquela comunidade, coordenada por Sheila Gomes, e contou com a presença de representantes das comunidades rurais da paróquia São João Batista, além do pároco padre Geraldo Martins Dias e do tesoureiro da paróquia.
A reunião teve como objetivo avaliar os preparativos da festa e averiguar os detalhes que faltam. Foi reforçada a importância de divulgar com mais intensidade a festa, lembrando que, neste ano, a missa coincidirá com a abertura da Semana Missionária que a paróquia São João Batista realizará de 28 de julho a 4 de agosto. Os organizadores da festa acreditam que, por essa razão, o número de participantes será maior que nas festas anteriores.
A Festa terá início às 14h com concentração e caminhada até à capela São Geraldo. No pátio da capela, antes da missa, haverá falas sobre o tema que inspira a festa deste ano: Mãos na terra, no campo e na cidade, produzem alimento de verdade”. Em seguida, será celebrada a missa que contará com a presença das missionárias e missionários da Semana Missionária Paroquial. Após a missa, será feito o plantio da árvore alusiva a edição da festa de 2024
A festa é realizada pela paróquia São João Batista e tem como parceiros o Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata (CTA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), o Movimento Popular pela Soberania da Mineração (MAM) e a Escola Família Agrícola Dom Luciano Mendes (EFA).
A Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural foi criada no ano 2000 por iniciativa da paróquia Santa Rita, através de seu pároco, padre Elias Bartolomeu Leoni. Criada em 2005, a paróquia São João Batista assumiu a festa a partir daquele ano. Interrompida entre 2013 a 2017, foi retomada nos anos de 2018 e 2019, sendo novamente interrompida, desta vez, por causa da pandemia da Covid-10. Em 2023, a paróquia voltou a realizar a festa que já estava em sua 11ª edição.
Comentários (0)
Comentários do Facebook