Troca do sinal analógico pelo digital tem prazo até segunda
Solicitação para substituição gratuita pelas famílias do CadÚnico termina no dia 30
Os proprietários daquelas antenas parabólicas tradicionais (aquela grande, que lembra um guarda-chuva invertido) têm até a próxima segunda-feira, 30, para fazer a troca para a parabólica digital. De acordo com o governo, o novo sistema oferece imagens de alta definição e disponibiliza mais de 140 canais. A entidade não-governamental e sem fins lucrativos, “Siga Antenado”, criada pela Anatel para apoiar a população na migração da tecnologia, é a que está responsável pela troca.
A parabólica tradicional deixará de funcionar a partir do dia 1º de julho e atualizar a parabólica é uma evolução necessária que vai permitir que os usuários continuem tendo acesso ao sinal de televisão em suas casas. A recomendação, para não ficar sem assistir a sua programação favorita, é substituir a parabólica antiga pela nova parabólica digital.
TROCA GRATUITA
As famílias de menor poder aquisitivo, inscritas em programas sociais do Governo Federal e que tenham a antena parabólica tradicional em funcionamento, podem ter direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. Para saber se tem direito e poder fazer o agendamento, o interessado pode acessar o site: sigaantenado.com.br ou ligar para: 0800 729 2404.
A troca do sinal analógico pelo digital ocorre devido à etapa final do processo de desligamento das transmissões analógicas da TV aberta no Brasil, conforme estabelecido pela Portaria 11.476 do Ministério das Comunicações.
Apesar do cronograma nacional e dos avanços no estado, Viçosa ainda não migrou o sinal de TV analógica para digital. O município não consta nas listas divulgadas de cidades com sinal digital ativo, sugerindo que a prefeitura ainda não manifestou interesse ou não avançou no processo técnico no Ministério das Comunicações, por meio do Digitaliza Brasil.
O Programa Digitaliza Brasil é uma iniciativa do Ministério das Comunicações, instituída em 4 de maio de 2021 (Portaria MCom 2.524/2021), e consolidada pela Portaria GM/MCom nº 1, de 2 de junho de 2023.



Comentários (0)
Comentários do Facebook