Tarifa de Resíduos Sólidos de Viçosa será revisada

Em novembro, todos os consumidores pagarão o mesmo percentual de reajuste

Tarifa de Resíduos Sólidos de Viçosa será revisada
Folha da Mata

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Minas Gerais (Aris-MG) anunciou mudanças na cobrança da Tarifa de Resíduos Sólidos do município. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 16, durante uma reunião com vereadores de Viçosa.

Segundo a Aris-MG, a revisão foi solicitada pela Prefeitura de Viçosa diante do impacto financeiro que o modelo atual de cobrança gerou em alguns grupos de usuários. A partir de novembro, será aplicada uma readequação linear da tarifa, ou seja, será definido um percentual de reajuste único para todos os consumidores.

Ainda de acordo agência, a medida visa corrigir distorções e viabilizar uma transição gradativa para um novo modelo de cobrança, que deve desvincular a tarifa do consumo de água. A proposta busca reduzir os impactos nas contas e tornar o sistema mais equilibrado e transparente.

A revisão da tarifa integra um processo de avaliação contínua conduzido pela Aris-MG, responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico em diversos municípios mineiros.