UFV instala comedouros para animais que vivem no campus
Ação busca melhorar o bem-estar dos cães e garantir mais higiene na alimentação
O Programa de Manejo Integrado de Animais (Miau) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) instalou comedouros em pontos estratégicos do campus. Os dispositivos podem ser encontrados ao lado do prédio da Reitoria, na rotatória da Funarbe, atrás da agência do Banco do Brasil e próximo à Divisão de Esportes e Lazer (DLZ).
Segundo a universidade, os locais foram escolhidos por serem áreas onde os cães são regularmente alimentados e por apresentarem menor circulação de pedestres e ciclistas, o que reduz os riscos de acidentes e disputas territoriais.
Ainda de acordo com a UFV, a iniciativa tem como objetivo proteger os alimentos do sol e da chuva, além de impedir o contato com pombos, baratas, ratos e mosquitos, que podem representar riscos à saúde humana. Os comedouros também proporcionam mais praticidade para quem colabora com a nutrição dos animais e garantem um espaço adequado e higiênico para o armazenamento dos alimentos.
A comunidade universitária pode colaborar com o abastecimento dos comedouros, utilizando alimentos secos, preferencialmente ração, e evitando deixá-los diretamente no chão, para preservar a higiene e a segurança. O Miau destaca que o uso controlado de ração é essencial para prevenir o sobrepeso e a obesidade dos animais, problemas já identificados entre os cães que vivem no campus, em razão do consumo de restos de comida oferecidos pela comunidade.
O Miau é responsável por ações de identificação, registro e recolhimento de cães e gatos que habitam o campus. O programa funciona na casa nº 5 da Vila das Sete Casas, na Rua da Escola Effie Rolfs, e está aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 9h30 e das 16h30 às 17h30.



Comentários (0)
Comentários do Facebook