Secretaria de Agropecuária de Viçosa orienta produtores sobre vacinação contra a brucelose

Procedimento é obrigatório e pode gerar multas se não for realizado

Secretaria de Agropecuária de Viçosa orienta produtores sobre vacinação contra a brucelose
Ilustração/Reprodução/Internet

A Secretaria de Agropecuária da Prefeitura de Viçosa (Semag) orienta os produtores rurais do município sobre a importância da vacinação contra a brucelose em bezerras bovinas e bubalinas (búfalas) com idade entre 3 e 8 meses. O procedimento é obrigatório, e quem não vacinar seus animais está sujeito a multas.

A brucelose bovina, causada pela bactéria Brucella abortus, é uma doença infectocontagiosa que provoca prejuízos econômicos à pecuária, resultando em abortos, retenção de placenta e nascimento de bezerros fracos ou natimortos.

A vacinação é essencial para prevenir abortos e conter a propagação da doença. Os produtores devem comprovar a imunização dos animais semestralmente, por meio de atestado emitido por médico-veterinário autorizado.

Além dos impactos econômicos, a brucelose é uma zoonose que representa risco à saúde humana, especialmente pela ingestão de leite cru e derivados contaminados. A transmissão também pode ocorrer durante o parto de fêmeas infectadas, pelo contato direto com o feto, placenta ou secreções. Por isso, a Semag reforça a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (óculos, luvas, roupas e calçados adequados) durante o manejo dos animais.

Fonte: PMV