Centro Cultural Esperançar realiza I Festival Oralidades neste sábado

Evento conta com batalhas de rap e tema "Hip-hop Salva!"

Centro Cultural Esperançar realiza I Festival Oralidades neste sábado
Divulgação/CCE

O Centro Cultural Esperançar (CCE) promoverá, neste sábado, das 13 às 19 horas, a 1º edição do Festival Oralidades, evento que marcará a inauguração de um novo espaço (um terraço) do CCE, localizado na rua Maria Auxiliadora de Souza Castro, 224, bairro União (Morro do Café), em Viçosa. 

De acordo com a programação, a iniciativa, aberta e gratuita ao público, começará com o Saraú Sociológico, um momento de declamação, leitura, canção ou qualquer apresentação cultural dos participantes. Os organizadores reforçaram que "será uma oportunidade de compartilhar o melhor que há no seu coração".

Posteriormente, às 15 horas, começa o "Slam À Margem", um torneio de poesia falada em que os competidores terão até três minutos para declamar, usando apenas o corpo e voz. O ganhador receberá uma camisa da marca "Ruff", kit de artes autorais e mesa de brindes colaborativa.

Já às 17 horas haverá a "Batalha Esperançar Conhecimento", que, segundo os organizadores, terá como tema "Hip-hop Salva!". A atividade consistirá em uma aula pública sobre a história do Hip-hop, suas transformações, objetivos e impactos na sociedade, bem como técnicas de rap. A iniciativa também emplacará uma batalha entre os participantes, com o ganhador levando para a casa uma camisa da marca "Ruff" e track completa.

"O hip-hop é uma cultura de paz, traga sua vivência, compartilhe seu conhecimento e sigamos firmes nesse fundamento. Independente do seu elemento, se permita viver o movimento", declararam.

Enquanto isso, durante todo o evento, estará acontecendo o "Sarauzinho" destinado às crianças. A ação garantirá mesa de desenhos para colorir e uma feirinha de brechó, adesivos, zine, livros e outros produtos, além da "Cozinha Afetiva", com opções a partir de R$ 5. Também estarão abertas exposições artísticas e um varal de poesia em movimento. Todo o valor arrecadado será utilizado para custear ações do projeto.

O evento terá apresentação do Feijão DJ e o Sarau Sociológico será apresentado por Abilene de Sá, o Slam À Margem por Regiane Nonato, a Abelha, e a Batalha Esperançar por Josué.