Regiões de Ponte Nova e Viçosa recebem 11,3 mil doses de vacina para diferentes doenças

Outras 1.320 doses para Covid-19 ainda serão captadas pela SRS Ponte Nova, totalizando 12,6 mil vacinas

Regiões de Ponte Nova e Viçosa recebem 11,3 mil doses de vacina para diferentes doenças
Artur Vieira/Folha da Mata

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova recebeu, no dia 22 de outubro, cerca de 11.340 doses de vacinas para serem distribuídas nos 30 municípios da microrregião de Ponte Nova e Viçosa. Outras 1.320 doses para Covid-19 ainda serão buscadas pela SRS na próxima segunda (04), já que em período de entrega os produtos estavam em falta no depósito.

O quantitativo de doses já está disponível para os municípios, que podem solicitar o envio caso necessário para aplicação e atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Especificamente para o Covid-19, Viçosa receberá 310 do tipo XBB, que será aplicada duas vezes em um intervalo de quatro semanas entre a aplicação.

Já para as cidades da microrregião, serão distribuídas 245 doses para oito municípios. Importante ressaltar que o fornecimento é de acordo com o quantitativo de imunizantes já retidos em unidades de saúde. Araponga, Cajuri, Canaã, Pedra do Anta, Porto Firme, Teixeiras e São Miguel do Anta serão contemplados com este quantitativo.

Os imunizantes foram entregues pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a Campanha Estadual de Multivacinação, que será realizada entre os dias 04 e 11 de novembro. As vacinas disponibilizadas são as da tríplice viral e da pentavalente, além de outras  para o combate contra a hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY e C, pneumocócica, febre amarela e poliomielite.

Indisponível em estoque, a vacina contra a varicela não será distribuída durante a campanha, mesmo fazendo parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). Já a tríplice bacteriana (DTP), também em falta, será substituída pela própria pentavalente. Ao todo, o estado de Minas Gerais recebeu mais de 1,9 milhão de doses para a Campanha, que abrangerá todos os 853 municípios.

Para ser vacinada, a criança deve seguir o cronograma estipulado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Em caso de atraso, há um risco significativo de infecção por doenças graves, pondo em risco a vida da criança. A vacinação em unidades básicas de saúde (UBS) de Viçosa pode ser realizada de terça a sexta-feira das 08h às 18h.