Projeto de Lei inclui Jornada de Capoeira ao calendário municipal

Projeto de Lei inclui Jornada de Capoeira ao calendário municipal

Os capoeiristas de Viçosa estão comemorando a aprovação do Projeto de Lei 046/17, assinado pelo vereador Geraldo Luís Andrade (PTB), que passa a incluir no calendário oficial de eventos da cidade a Jornada de Capoeira e Manifestações da Cultura Afro-brasileira, atividade organizada em Viçosa há quase 30 anos pelo Grupo de Capoeira Guerreiros de Zumbi.

A jornada
A trajetória de sucesso da Jornada teve início com uma grande roda envolvendo capoeiristas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Juiz de Fora, Uberlândia, Mariana, Ponte nova e Viçosa, nos dias 29 e 30 de setembro de 1989, no campus da UFV, evento que foi chamado de Jornada Cultural de Capoeira e Dança Afro, coordenado pelo mestre Garnizé (Luiz Carlos Vitor).
Como a atividade ganhou projeção nacional, em meados dos anos 2000 passou a se chamar “Jornada de Capoeira e Manifestação da Cultura Afro Brasileira” abrindo mais espaços para os seguimentos da cultura afro como o Maculelê, Samba de Roda, Dança Afro, Puxada de Rede e Jongo. Essas atividades eram transformadas em peças teatrais e apresentados os resultados em praça pública.
As atividades da jornada, que acontece anualmente no mês de setembro, incluem diversas palestras e mesas redondas onde são abordados variados assuntos ligados à cultura. Também são trocadas experiências entre os mestres de capoeira e de outros seguimentos. Sempre aos finais de cada jornada acontece o já tradicional almoço de confraternização com as presenças de os capoeiristas e seus familiares.

2017
Para esse ano a 28º edição da Jornada de Capoeira e Manifestação da Cultura Afro Brasileira, marcada para acontecer no período de 22 a 24 de setembro, já está confirmada a participação de capoeiristas de várias cidades como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.