Parceria entre Epamig e Prefeitura de VRB fomenta fruticultura na região
Visconde do Rio Branco é destaque na produção de frutas e vai receber investimento para melhorias
Com objetivo de apoiar o município de Visconde do Rio Branco e a Zona da Mata mineira na potencialização da produção e do processamento de frutas da região, o governador Romeu Zema, acompanhou no dia 20 de agosto a assinatura de protocolo de intenções entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e a Prefeitura de Visconde do Rio Branco para transferência de tecnologias em fruticultura.
A partir do protocolo, será possível fechar parcerias futuras para a realização de pesquisas e atividades de transferência de tecnologias para promover o desenvolvimento da cadeia de fruticultura na região. Outro objetivo é buscar frutas alternativas para cultivo, uma vez que é tradicional a existência de indústrias processadoras de suco e polpa de frutas, mas sem grande representatividade no cultivo das frutas.
Visconde do Rio Branco é sede do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura do estado de Minas, tendo como principal produto a produção de frutas e industrialização de sucos e polpas de frutas de grandes marcas do setor, abrigando importantes indústrias. O APL é formado por 12 municípios da região e gera mais de 1500 empregos diretos.
PESQUISA
A Epamig já desenvolve trabalhos relevantes em pesquisas com frutas como banana, limão, abacaxi, uva, entre outras, visando apresentar soluções e inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e da agroindústria. Um dos programas estruturadores da empresa é o de Pesquisa em Fruticultura.
DESTAQUES NA PRODUÇÃO DE FRUTAS
O município de Visconde do Rio Branco que tem tradição no cultivo, por exemplo, da manga ubá, produziu em 2019, segundo o IBGE, 2,6 mil toneladas de laranja, 1,5 mil toneladas de manga, 1,4 mil toneladas de goiaba, 1,2 mil toneladas de maracujá, 299 toneladas de banana, 72 mil frutos de coco-da-baía, 24 toneladas de limão, 15 toneladas de tangerina e 10 toneladas de mamão.
Na região da Zona da Mata, em 2019, as maiores produções foram de banana (39 mil toneladas), tangerina (24 mil toneladas) e manga (11 mil toneladas).
Minas Gerais se destaca no cenário nacional na produção de frutas, liderando o setor de morango e marmelo. É o segundo maior produtor de laranja, tangerina e abacate, terceiro na produção de banana, limão, abacaxi, caqui e figo, e quarto no cultivo de manga e maracujá.
Comentários (0)
Comentários do Facebook