Pesquisadores da UFV encerram expedição da Antártica nesta quinta-feira

José João Lelis de Souza e Márcio Rocha Francelino, ambos professores e pesquisadores da UFV, estão prestes a voltar da maior circum-navegação internacional na Antártica da história. Eles foram um dos poucos cientistas internacionais a participar da expedição, que conta com profissionais da Argentina, Chile, China, Índia, Peru e Rússia.
Durante quase três meses, eles percorreram 20 mil quilômetros da costa de todo o continente Antártico, a bordo do navio quebra-gelo científico Akademik Tryoshnikov, do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica de São Petersburgo, na Rússia.
O objetivo era coletar dados que auxiliem no discernimento das consequências das mudanças climáticas em todo o planeta. Para isso, João se dedicou a coletar amostras de solos em nove estações internacionais, de modo a possibilitar o estudo das transformações e formações do solo ao longo de bilhões de anos. á o professor da UFV Márcio Francelino instalou sensores de monitoramento de temperatura nas nove estações internacionais com capacidade de gerar informações de hora em hora.
A expedição é 97% financiada pela fundação suíça Albédo pour la Cryosphère, dedicada ao estudo e à preservação da massa de neve e do gelo planetário e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). No total, foram 61 cientistas, com quase 50% deles sendo brasileiros.
Comentários (0)
Comentários do Facebook