Minas Gerais registra quase 215 mil casos de trabalho infantil
O estado é ainda o que concentra o maior número de crianças e adolescentes que trabalham em situação precária
Minas Gerais é o estado com mais casos de trabalho infantil no Brasil. Foram registrados em 2023 cerca de 213.928 de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos de idade que realizam atividades econômicas. Os dados obtidos pelo estudo preliminar, realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e divulgado nesta quarta-feira (06), aponta que Minas também concentra o maior número de casos em situação precária.
A pesquisa, ainda, constatou que houve queda de 14,6% de casos em todo Brasil em relação ao ano anterior. Ao todo, 1,88 milhão de crianças e adolescentes trabalhavam ilegalmente em 2022, enquanto no ano seguinte o número baixou para 1,607 milhão. Devido à pandemia de Covid-19, não foi possível coletar informações sobre o trabalho de crianças e adolescentes em 2020 e 2021.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania dispõe do Disque 100, para receber denúncias, entre outras, sobre a ocorrência de trabalho infantil. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo fins de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio do telefone 100. A ligação telefônica de aparelho fixo ou celular é gratuita e os dados são sigilosos.
Fonte: Agência Brasil
Comentários (0)
Comentários do Facebook