Mais de 60 mil podem ir às urnas neste domingo em Viçosa
Cidade tem cinco candidatos a prefeito e 156 a vereador
Eleitores de todos os municípios do país irão às urnas neste domingo, 6 de outubro, para votar em prefeito e vereador. As sessões de votação serão abertas às 8 horas e fechadas às 17 horas. Para votar, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. O título de eleitor é opcional. Quem faltar deverá justificar em 60 dias.
Viçosa possui 60.633 eleitores aptos a votar nessas eleições, número 5,6% maior que no pleito anterior. A maioria são mulheres, representando 54% do total. Nas eleições municipais de 2020, não compareceram para votar 13.422 eleitores (23,39% do total), quase a mesma quantidade de votos do prefeito eleito. A média de abstenção dos últimos quatro anos é de 19,2%. Se a média se mantiver este ano, aproximadamente 49 mil eleitores devem ir às urnas em Viçosa.
A disputa para o cargo de prefeito está entre Ângelo Chequer (44), Glauco Rodrigues (18), Hélio Barbosa (22), Raimundo Violeira (55) e Sávio José (13). Durante 50 dias, eles puderam apresentar suas propostas nas ruas, pelo rádio, através de anúncios neste jornal, nas redes sociais e também nas diversas reuniões setoriais promovidas pela sociedade civil organizada.
Vale lembrar que Viçosa não tem segundo turno. Conforme a Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024, apenas municípios com mais de 200 mil eleitores podem realizar um segundo turno. Segundo o TSE, Viçosa elegerá seu próximo prefeito no primeiro turno, sendo vencedor o candidato que obtiver a maior quantidade de votos válidos.
Os viçosenses também terão a oportunidade de escolher seus vereadores. A quantidade de candidatos diminuiu. Em 2020, a cidade contou com 269 candidatos, e em 2016, foram 256. De acordo com a legislação atual, os partidos políticos e federações só podem lançar até 100% das vagas disponíveis na Câmara Municipal, mais um candidato. Em um município com 15 cadeiras em disputa, como Viçosa, em vez dos 23 candidatos possíveis em anos anteriores, agora podem ser registrados no máximo 16 candidatos por partido/federação.
Dos 15 atuais ocupantes das cadeiras do Legislativo Municipal, 14 são candidatos à reeleição (apenas Rafael Cassimiro não é candidato). São 156 candidatos no total, distribuídos entre 12 partidos, sendo que 35% são mulheres.
O prefeito e os 15 vereadores eleitos terão o desafio de administrar uma cidade com problemas crônicos e resgatar a confiança da população na política e no Poder Público.
Comentários (0)
Comentários do Facebook