INSS está a procura de fraudes
A partir do dia 16 de janeiro, segunda-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reiniciará a operação Pente-Fino, que tem como objetivo averiguar ilegalidades na concessão de auxílio-doença para pessoas que recebem o benefício há mais de dois anos, sem a realização de perícia. No país, ao todo serão chamados 530 mil beneficiários, que serão convocados por meio de carta com aviso de recebimento.
Em Viçosa o protocolo a ser seguido é o mesmo do restante do país. O assegurado terá cinco dias úteis para agendar a consulta pelo telefone 135 e caso não realize o agendamento, terá o benefício suspenso. Segundo informou a assessoria do INSS de Viçosa, o beneficiário somente terá o beneficio reativado depois de submeter-se a perícia, que será realizada mediante agendamento no INSS, que fica na rua Dr. Milton Bandeira, 160, loja 2, no centro de Viçosa.
Na região de Viçosa poderá haver demora na marcação da perícia médica, pois apenas dois médicos peritos estão atendendo.
Esse programa para revisar o benefício de auxílio-doença foi autorizado pela Medida Provisória (MP) 767/2017, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, dia 6 de janeiro desse ano.
Para o Governo Federal, essa ação de pente-fino deverá redirecionar recursos para quem realmente precisa. O pente-fino, feito em 2016, já gerou uma economia de R$ 220 milhões para o fundo previdenciário. Cerca de 21 mil perícias foram realizadas até 31 de outubro de 2016, sendo que 80% dos benefícios foram suspensos na data de realização do exame.
Comentários (0)
Comentários do Facebook