IBGE registra aumento no valor agrícola de Minas Gerais

O estado mineiro permanece na 1ª posição quanto à produção de café no Brasil

IBGE registra aumento no valor agrícola de Minas Gerais
Divulgação/AP Agrícola

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira, 11, dados de 2024 da pesquisa anual que avalia o Valor Bruto da Produção (VBP) no setor agrícola. Segundo a pesquisa, Minas Gerais registrou números maiores que os do valor agregado nacional e garantiu R$ 86,6 bilhões do saldo brasileiro no último ano.

Isso significa que 11,1% do VBP nacional, de R$ 783,2 bilhões, veio do estado mineiro, porcentagem maior que o ano passado, que era de 9,9%. Com o crescimento, Minas Gerais ultrapassou o Paraná e subiu de 4º para 3º lugar entre os estados que mais agregam no valor bruto nacional.

O estado mineiro permanece como o maior produtor de café do país e, segundo dados do IBGE, teve crescimento no valor agrícola de 6,9%. Ainda assim, houve queda na produção de café arábica. Isso porque, segundo o supervisor da pesquisa, Winicius Wagner, o clima foi fator determinante na colheita anual. 

"O clima não colaborou, principalmente para o café arábica, em Minas Gerais, e o rendimento médio acabou ficando bem aquém do esperado. Ainda assim, houve incremento em São Paulo, Espírito Santo e Rondônia, o que amenizou as perdas em Minas”, complementa.

Em algumas colheitas, no entanto, Minas Gerais, assim como outros estados, tiveram perdas significativas. É o caso da área total de milho plantada no país, que teve retração de 8,2% no rendimento médio por causa do clima adverso para o desenvolvimento da primeira safra.