Guiricema registra 36 casos de chikungunya em 2025

Guiricema registra 36 casos de chikungunya em 2025
Reprodução/Internet

Guiricema registrou 36 casos de chikungunya no ano de 2025, o que equivale a mais da metade do número de casos registrados de dengue desde janeiro, cerca de 15 positivos. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (11) através de um boletim epidemiológico da prefeitura. Não foram registrados resultados positivos para zika.

Em relação às notificações, ao todo, contando as três arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (chikungunya, dengue e zika), cerca de 345 possíveis casos foram notificados, sendo que, destes, 118 estão em análise e outros 176 foram descartados. 

A Prefeitura de Guiricema orienta que caso algum morador sinta sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo, dores de cabeça (especialmente atrás dos olhos), dores musculares e náuseas) siga para algum hospital, centro de atendimento ou Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo. 

Chikungunya em alerta em Viçosa

No caso de Viçosa, o boletim da 14ª semana epidemiológica foi divulgado, confirmando a primeira morte por dengue no município em 2025, bem como registrando mais seis casos de chikungunya, totalizando 20 ocorrências confirmadas da doença este ano.

De acordo com o Departamento de Vigilância Ambiental, o município se encontra em médio risco de incidência e de transmissão das doenças do mosquito Aedes aegypti. O departamento leva em conta a quantidade específica de casos, sendo que, de 0 a 76, há um baixo risco, de 77 a 229, um médio risco, de 230 a 382, um alto risco e acima dos 383 casos é considerada situação de emergência.