Em plena pandemia, faltam médicos nas UBS de Viçosa
Secretaria de Saúde afirma que novos profissionais já foram contratados e que finaliza procedimentos burocráticos para normalizar os atendimentos
Há algumas semanas, usuários das unidades de saúde de Viçosa relatam a falta de médicos para atendimento à população. Várias UBS da cidade estão sem os profissionais, em pleno período da pandemia.
A demora na contratação dos novos profissionais virou assunto na última reunião da Câmara Municipal. O vereador João Januário (Cidadania), disse que esteve no PSF Santo Antônio e constatou a falta de médicos. O vereador Edenilson Oliveira (PSD) comentou que a situação no posto em São José do Triunfo é semelhante. O legislativo enviaria ofício à Secretaria de Saúde para cobrar explicações.
Ao Folha da Mata, o Secretário de Saúde, Dr. Julio Cotta, disse que a situação deve ser normalizada em breve. Ele explica que alguns contratos venceram entre março e abril e que a prefeitura abriu um processo seletivo para reposição das vagas.
“Tínhamos essa deficiência desde o início da nossa administração. Levamos um tempo para realizar o processo de seleção”, reconhece o Secretário. O edital foi publicado no início de fevereiro, com 52 vagas para diversos níveis, incluindo médicos e técnicos e enfermagem. Todo o processo leva mais de um mês. O resultado final foi divulgado no dia 23 de março, doze dias depois do previsto pela Prefeitura. As convocações ainda estão sendo feitas.
Ainda de acordo com o secretário, as contratações de 23 médicos já foram concluídas. A previsão é de que até o final da semana que vem todos os profissionais já estejam nas unidades de saúde dos bairros, aptos a realizarem os atendimentos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook