Duo Periferia em Cena inicia circulação em escolas de Teixeiras e Paula Cândido 

Duo inédito é formado pelos dançarinos Cleison Lana e Lidiane Jacinto

Duo Periferia em Cena inicia circulação em escolas de Teixeiras e Paula Cândido 
Divulgação/Periferia em Cena

Os artistas viçosenses Cleison Lana e Lidiane Jacinto dão início à circulação do projeto "Periferia em Cena", um duo inédito de dança contemporânea que estreia em escolas dos municípios de Teixeiras e Paula Cândido nesta sexta, 22, e sábado, 23. 

Em Teixeiras, serão duas apresentações na Escola Estadual Mariano da Rocha, às 10 e 13 horas. Em Paula Cândido o evento será na E.E. Professor Samuel João de Deus, às 10 horas. Todas as apresentações serão gratuitas. 

A iniciativa tem como propósito narrar, por meio da dança, a trajetória dos dois bailarinos oriundos do interior de Minas Gerais, com o objetivo de revelar os desafios de sobreviver da arte em meio às adversidades econômicas e sociais que marcam a vida nas periferias e zonas rurais do estado.

Com a intenção de trazer  uma abordagem sensível e crítica, o espetáculo pretende buscar ir além da apresentação artística. O projeto promove reflexões sobre o papel da cultura como ferramenta de resistência e superação das desigualdades sociais, com a expectativa de aproximar a comunidade da dança contemporânea e ampliar o acesso à produção artística.

A circulação passará por seis cidades mineiras: Paula Cândido, Cajuri, Teixeiras, Sete Lagoas, Belo Horizonte e Ouro Preto. Segundo os idealizadores, "Periferia em Cena" é também um espaço de troca e fortalecimento, que pretende ampliar a rede de contatos, oferecer oportunidades de aprimoramento técnico e contribuir para a construção de um cenário cultural mais inclusivo e diverso em Minas Gerais.
O projeto acontece por meio do Fundo Estadual de Cultura do estado de Minas Gerais.