Derrame de chorume de caminhões de lixo espalha mau cheiro e incomoda moradores

Empresa já foi notificada e multada, mas o problema continua

Derrame de chorume de caminhões de lixo espalha mau cheiro e incomoda moradores

Enquanto caminhões de lixo percorrem as ruas da cidade, deixam para trás resíduos de chorume - um líquido escuro e malcheiroso, que causa impacto negativo na qualidade de vida dos moradores e danos ao meio ambiente, podendo atingir o lençol freático, como é amplamente divulgado por órgãos ambientais - moradores de algumas ruas da região central de Viçosa têm reclamado do forte odor causado pelo derramamento de chorume de alguns caminhões de coleta de lixo, a serviço do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Eles afirmaram que já fizeram várias tentativas de expor o problema à entidade gestora, mas nada foi resolvido.

O Folha da Mata entrou em contato com o diretor-presidente do Saae, Eduardo Brustolini, e ele informou que realmente o fato é recorrente e tem ocorrido com mais frequência na rua dos Passos. Disse ainda que os fiscais do contrato têm notificado constantemente a empresa para solucionar este problema do vazamento de chorume nos caminhões, inclusive com aplicação de uma multa no valor de R$ 5.500,00, em novembro.

Em face das últimas reclamações de moradores, Brustolini disse que já solicitou dos fiscais do contrato (João Lucas Lima Aquino e Eduardo José de Oliveira) que façam o levantamento de todos os possíveis descumprimentos que ocorreram ao longo do contrato para que o SAAE aplique outras multas e penalidades previstas no Edital.

Eduardo informou também que um novo processo licitatório para contratação de empresa para veículos coletores de resíduos (caminhões de lixo) já está na procuradoria jurídica em fase final de análise e o edital será publicado nos próximos dias.