Declaração pré-preenchida do IR já está disponível
Anualmente, é possível realizar o processo de pré-preenchimento logo na abertura do prazo de declaração, mas, devido à greve dos auditores-fiscais da RF, a opção só foi concedida agora, duas semanas após a abertura do prazo

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR) está oficialmente disponível a partir desta terça-feira (1º). O IR agora pode ser feito de forma virtual e simplificado, através do sistema da Receita Federal (RF) que pede os dados completos do contribuinte.
Anualmente, é possível realizar o processo de pré-preenchimento logo na abertura do prazo de declaração, mas, devido à greve dos auditores-fiscais da RF, a opção só foi concedida agora, duas semanas após a abertura.
Também a partir desta terça, está disponível a declaração pelo celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Alternativas ao programa gerador do Imposto de Renda, os dois recursos de preenchimento também atrasaram por causa da greve.
Além de acelerar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, a versão pré-preenchida dá prioridade no recebimento da restituição. Já a declaração pelo celular é feita por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, sem a necessidade de baixar o programa no computador. O site do e-CAC também foi atualizado para permitir o preenchimento e o envio on-line.
A Receita Federal pretende substituir o programa gerador da declaração (PGD), baixado nos computadores, pelo preenchimento on-line e por dispositivos móveis. No entanto, o Fisco ainda não forneceu uma data para a descontinuidade do PGD.
Vale lembrar que o prazo de envio da declaração começou dia 17 de março e vai até 30 de maio. A Receita recomenda aos contribuintes que tenham toda a documentação em mãos para comparar com os dados fornecidos na pré-preenchida. Em caso de divergências, o contribuinte deve preencher as informações dos documentos.
A Receita Federal espera receber, neste ano, 46,2 milhões de declarações. O número representa alta de quase 7% em relação ao número de entregas em 2024.
Comentários (0)
Comentários do Facebook