Centreinar da UFV comemora 50 anos

Programação conta com homenagens, coffee break e certificados

Centreinar da UFV comemora 50 anos
Reprodução/internet

O Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem e Assuntos Afns (Centreinar) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) comemorará 50 anos de sua existência com uma programação diversa no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) da UFV. Aberto a comunidade, o evento está previsto para o dia 21 de agosto, a partir das 08h30.

A programação conta com a presença do reitor Demetrius David da Silva, coordenador do Centreinar Luís César da Silva e chefes dos departamentos vinculados ao respectivo núcleo. Serão realizados pronunciamentos oficiais, entrega de homenagens, certificados e um coffee break. 

CENTREINAR

O Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar) foi criado em 1975, consolidando o pioneirismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de armazenagem de grãos. Idealizado pelos professores Paulo Mario Del Giudice e Tetuo Hara, em parceria com a Companhia Brasileira de Armazenagem (Cibrazem), o centro surgiu para suprir a demanda por profissionais qualificados. A assinatura do protocolo de criação ocorreu em 21 de agosto de 1975, durante as comemorações dos 50 anos da UFV, com a participação dos ministérios da Educação e da Agricultura.

A iniciativa foi fruto de uma trajetória iniciada na década de 1960, quando Del Giudice e Hara, com apoio do professor John Foley, da Universidade de Purdue, ajudaram a construir uma das primeiras unidades armazenadoras a granel do país, inaugurada em 1965. Utilizada até hoje para ensino, pesquisa e extensão, essa estrutura comprovou a viabilidade de armazenar grãos em países tropicais e marcou a UFV como pioneira no ensino da área no Brasil.