Bebê de Ponte Nova que nasceu em casa sofre parada cardiorrespiratória e é salvo pelo SAMU

A criança foi internada no Hospital Nossa Senhora das Dores

Bebê de Ponte Nova que nasceu em casa sofre parada cardiorrespiratória e é salvo pelo SAMU
Janaína e seu filho na UTIN do HNSD. Foto: Divulgação/HNSD

Na madrugada desta quarta-feira, 19 de junho, por volta das 05h30, o Pronto Socorro Pediátrico da Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores recebeu um bebê que havia nascido em um parto domiciliar no bairro São Geraldo, em Ponte Nova, e teve uma parada cardiorrespiratória. O recém-nascido foi socorrido pela equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Ponte Nova, que conseguiu reverter a parada e levar o bebê para atendimento no hospital.

Janaína Messias de Freitas é a mãe do bebê. Ela relatou que começou a sentir dores na madrugada, chamou o marido para levá-la ao hospital, mas como as dores estavam muito fortes, ela se deitou no sofá e se preparou para o parto, porque sentiu que a criança estava nascendo. Ela foi auxiliada pelo marido e por uma cunhada. Quando a criança nasceu e eles notaram a parada cardiorrespiratória, a família acionou o SAMU, que conseguiu reverter o quadro. Os profissionais que fizeram o atendimento foram a médica Juliana Menezes, o enfermeiro Jean de Paula e o condutor Magno Ramalho.


Profissionais do Samu que reverteram a parada cardiorrespiratória do bebê

Já no hospital, o bebê foi atendido de imediato pela médica Fernanda Barbosa e a equipe de enfermagem do plantão pediátrico e pela equipe da UTI Neonatal do HNSD, formada pelo médico Agilberto Marcílio, pediatra, e a enfermagem.

O bebê precisou ser intubado. Após estabilização do quadro com retorno do padrão respiratório, ele foi internado na UTIN e já está extubado. O recém-nascido também passou por exames complementares e segue em acompanhamento neurológico com o médico Raphael Silva.

O recém-nascido é um menino, mas o nome ainda não foi escolhido. Segundo a mãe, ele se recupera bem e a expectativa da família é de que, em breve, o bebê possa ir para a casa com os pais e os irmãos.