Autores relançam livros durante sarau em Araponga neste sábado (14)
As obras são um resgate feito por José Ricardo Vitória por meio da Toca do Zé Produções
Neste sábado, dia 14, a partir das 18h na Inova Arena, em Araponga, acontece o lançamento da segunda edição dos livros A história de Araponga; Tempo e Existência; e Fagulhas de Existência. As obras são um resgate feito por José Ricardo Vitória, por meio da Toca do Zé Produções, de livros de autores naturais de Araponga que foram lançados inicialmente nos anos de 1980 e que já não existiam mais exemplares disponíveis para vendas, que quase estavam desaparecendo e sua existência é pouco conhecida pela população mais nova do município.
A obra A história de Araponga, do autor Daniel Carlos Leles de Faria, teve muita importância para vários araponguenses que tiveram seu primeiro contato com a história local por meio dela. Agora ela é reapresentada tanto para aqueles que a tiveram como referência, quanto para aqueles que nunca tiveram contato com ela. O livro representa não só um dos primeiros esforços para organizar conhecimento histórico sobre Araponga, como também a vontade de deixá-lo à disposição dos araponguenses.
Já o livro Tempo e Existência, de Horácio Geraldo de Miranda, é uma homenagem póstuma ao autor, que, durante sua vida, buscou aprender e encantou à muitos com seu conhecimento, sabedoria e poesia, e que, infelizmente, faleceu tragicamente com toda sua família em um acidente automotivo. Alguns de seus poemas são quase um resgate histórico de Araponga, por descreverem, de forma poética, fatos conhecidos, vistos e vividos pelo autor durante seu tempo na cidade, inclusive aquele cujo título é o nome dela.
O terceiro livro, Fagulhas de Existência, foi um pedido do próprio autor José Carlos Viana, que é administrador e desejava ver seu trabalho ganhar vida novamente. Um livro de poemas que, com as palavras do próprio autor, “tem uma especial ênfase - falar do amor - em várias formas. Fala do amor a natureza, da certeza do querer bem, do amor a fonte inspiradora de muitos destes poemas “A Mulher”. Busca mostrar que é possível amar, viver uma vida a dois, formando “uma só carne, num só sentimento”.
O resgate das obras possibilitou a disponibilização não só do livro impresso, mas também o digital, para que sua história seja preservada para a posteridade. Todos tiveram que ter todo o trabalho de reedição e digitação para garantir uma publicação de qualidade.
Para celebrar os lançamentos, que terá a presença dos autores e de seus representantes autografando os livros, ainda haverá um encontro com os demais escritores de Araponga, venda de artes e artesanatos dos artistas locais e palco aberto para leitura de textos e poesias, apresentações musicais, teatro, dança e grupos folclóricos em um momento de sarau cultural.
Comentários (0)
Comentários do Facebook