Anvisa determina recolhimento de duas marcas de suplemento alimentar

Produtos das marcas Proteus e Bugroon estavam sendo vendidos sem licenciamento sanitário

Anvisa determina recolhimento de duas marcas de suplemento alimentar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira, 10, o recolhimento de suplementos alimentares de proteína em pó da marca Proteus/Whey Isolate Protein Mix, fabricados e comercializados pela empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda.. A medida foi tomada devido à ausência de regularização e licenciamento sanitário dos produtos. Com isso, ficam suspensas a fabricação, distribuição, importação, divulgação, comercialização e o consumo dos suplementos em todo o país.

Segundo a Anvisa, os produtos eram divulgados e vendidos em plataformas de comércio eletrônico, como Shopee e Mercado Livre, sem registro sanitário e sem identificação de fabricante ou importador nacional, o que representa risco à saúde dos consumidores.

A agência também determinou o recolhimento dos suplementos fabricados pela empresa Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda., que, de acordo com o órgão, comercializava produtos sem licenciamento sanitário, inclusive por meio do próprio site.

Entre os itens suspensos estão o Óleo de Menta Piperita Bugroon, Óleo de Sucupira Bugroon, Óleo de Copaíba Bugroon, além dos suplementos em cápsulas Ginkocen, Calmom, Catux, Unaro Moringa, Neuralfocus e Contradô, todos da marca Bugroon.

A comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e consumo desses produtos estão proibidos. Todos os lotes deverão ser recolhidos do mercado até que as empresas responsáveis obtenham regularização junto à Anvisa.