Ainda sem definição destino da Delegacia de Polícia de Viçosa

Apenas dois médicos legistas trabalham no Posto de Perícias Integradas de Viçosa. O único legista que prestava serviços em Viçosa foi transferido para a área ambiental e Viçosa voltou a depender dos serviços de perícia prestados por profissionais da Delegacia Regional de Ubá. Informações repassadas ao Folha da Mata por pessoas ligadas à Seguranla Pública dão conta de que o PPI de Viçosa, inaugurado há pouco mais de um ano, poderá ser fechado, em breve

Ainda sem definição destino da Delegacia de Polícia de Viçosa

A Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Viçosa recebeu ofício com resposta à respeito de questionamentos feitos pelo prefeito de Viçosa sobre a diminuição do efetivo da Delegacia de Polícia Civil de Viçosa, a sua transferência de subordinação da Delegacia de Polícia Regional de Ubá (que responde a Juiz de Fora), para a Regional de Ponte Nova (subordinada a Ipatinga)e o fechamento do Posto de Perícias Integradas (PPI).
Em documento, o assessor de Representação Interinstitucional da Polícia Civil, Ailton Aparecido de Lacerda, se limitou a informar que os pleitos não podem ser atendidos no momento.
Noutro documento, datado de 10 de março de 2016, o chefe de gabinete da Polícia Civil, Bruno Tasca Cabral, acrescenta que aguarda manifestação da Superintendência de Polícia Técnico Científica para saber se o PPI será realmente desativado em Viçosa.
Em ofício enviado a Bruno Tasca, datado de 19 de fevereiro, onde trata da transferência de subordinação da Delegacia de Polícia de Viçosa para a Delegacia Regional de Ponte Nova, o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Wagner Pinto de Souza, informa erradamente, que Viçosa está distante 96 quilômetros de Ubá e a apenas 26 quilômetros de Ponte Nova, e que a mudança representaria uma diminuição significativa no deslocamento de policiais para estas unidades, já que, em sua conta, seriam 140 quilômetros percorridos a menos por cada viatura que fosse à sede da Regional de Ponte Nova. Mas na verdade, a diferença de distância é de apenas 20 quilômetros, já que Viçosa está a 45 quilômetros de Ponte Nova e a 65 quilômetros de Ubá.
O documento também não revela que Juiz de Fora está distante cerca de 170 quilômetros de Viçosa, enquanto Ipatinga se distancia mais de 250 quilômetros desta cidade.
Wagner Pinto informa ainda que a Polícia Civil de Minas Gerais realiza estudos técnicos concernentes à articulação e subordinação das Delegacias de Polícia Civil, no âmbito territorial e atuação especializada através da Assessoria de Planejamento Operacional e Articulação Territorial, cuja finalidade é a readequação de suas unidades policiais de forma a diminuir os impactos sociais, buscando, sempre, modernizar os trabalhos de segurança pública concernentes às atividades investigativas e de polícia judiciária.
E sem definir se a transferência irá ou não acontecer, Wagner acrescenta que a mudança de subordinação somente será possível após conclusão de estudos prévios que demostrem que a medida estará em sintonia com os demais órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social e Justiça Criminal do Estado.
Wagner certamente se refere ao fato de a 10ª Cia Independente de Polícia Militar de Viçosa, estar subordinada à 4ª Região de polícia Militar de Juiz de Fora,
Por derradeiro, Wagner informa que estudo específico foi elaborado na região de Viçosa e apresentado à Comissão de Articulação Territorial da Seds, juntamente com os órgãos do Sistema de Defesa Social com o fito de aperfeiçoar os serviços prestados pela Polícia Civil de Minas Gerais à população, aumentando a qualidade do serviço, efetivamente na segurança pública e justiça criminal.
Na segunda-feira, prefeitos de várias cidades da Comarca de Viçosa tinham reunião com autoridades da Polícia Civil de Minas Gerais. O encontro estava marcado para a parte da tarde, em Ponte Nova, mas foi desmarcado, sem aviso prévio e ainda não teve nova data definida.