Serviço Social da UFV conquista conceito máximo em sua primeira avaliação do Enade

Curso teve a sua primeira turma em 2017

Serviço Social da UFV conquista conceito máximo em sua primeira avaliação do Enade

O curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) conquistou a nota 5 - conceito máximo - em sua primeira avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2022 pelo Ministério da Educação (MEC). 

O Enade é responsável por acompanhar o desenvolvimento dos concluintes do ensino superior e a qualidade dos cursos. Além dos resultados das provas, o exame busca traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados, possibilitando adequações nos projetos políticos pedagógicos dos cursos.

Na UFV, 10 cursos de graduação foram avaliados, dos quais seis conquistaram a nota máxima: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Secretariado Executivo e Serviço Social. 

O curso de Serviço Social da UFV é novo, a sua primeira turma foi formada em março de 2017. Ele foi reconhecido pelo MEC no primeiro semestre de 2022 e possui 242 estudantes regulares e estudantes formados com importantes inserções no mercado de trabalho e em pós-graduações. Além das disciplinas, os estudantes são qualificados pela participação em diversos projetos e programas de pesquisa, extensão e ensino.

O objetivo do Curso é proporcionar uma formação profissional teórico-prática que possibilite a apreensão crítica dos processos sociais na sua totalidade, concretizando uma formação que habilite o profissional a formular respostas para o enfrentamento das expressões da questão social a partir de uma perspectiva crítica e propositiva, com visão generalista e humanista.

De acordo com a Chefe do Departamento de Serviço Social, profª. Drª. Mariana Costa Carvalho, o Conceito máximo do Curso em sua primeira avaliação do Enade, é resultado do esforço coletivo de docentes, técnicos, estudantes e parceiros, sendo um movimento fundamental para a consolidação desse campo de conhecimento na UFV e região. Ela ressalta, ainda, que as avaliações, tanto internas quanto externas, são importantes pois possibilitam repensar o trabalho que vem sendo realizado no sentido de manter os níveis de excelência que a UFV, historicamente, vem alcançando.