Vila Secundino comemora 100 anos do samba no Brasil

Vila Secundino comemora 100 anos do samba no Brasil

O samba completou 100 anos no último dia 02, sexta-feira. A data foi comemorada, em Viçosa, na Vila Secundino, no Campus da UFV. O local se transformou novamente no berço do samba da cidade. No dia 3 de dezembro, sábado, várias bandas de samba se apresentaram saudando os antigos moradores da Vila.
A iniciativa é do Departamento de Ciências Sociais da UFV com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa/Secretaria de Cultura/Departamento de Turismo e Rádio Quintal FM.
Centenas de pessoas compareceram ao evento e confiram, além dos shows e exposição de imagens e vídeos, às homenagens a alguns antigos moradores ligados à divulgação da cultura do samba na região.
Foram homenageados Im Memorian: Cesária Izabel da Rocha, Claudionor Rocha (Nuquinha), Francisco Balbino, Francisco Damaceno (Chapinha), José (Zé) Andrade, José Mendes (Zé Curto), José Mendes de Paula, Pedro Apolinário Carloto, Rita Maria dos Reis (Nininha), Sílvio Fagundes Rocha, Antônio Carlos Virgílio (Duricão).
Os homenageados em vida foram: Cecília da Silva Rosado, Iraci da Silva Rosado, Iraci Maria Poletto Araújo, Luzia Alves de Souza Freitas, Pedro Quirino, Antônio Bento da Silva, Amélia Rosa Pereira, Antônio Carlindo, Antônio Roberto da Silva (Gigante), Fabiano Balbino, Geraldo Elias Rocha (Seu Foia), José Balbino (Zé Pequeno), Luís Carlos Ferreira (Fubá), Maria Inocência Balbino, Maria Lúcia Ferreira, Miguel Arcanjo dos Santos, Neusa Mendes de Paula Leite, Sebastião Ambrósio dos Santos e Vicente Damasceno.
A Vila Secundino faz parte do conjunto de vilas construídas para moradia de operários que trabalharam na construção dos primeiros edifícios do campus da UFV, contribuindo para a história de consolidação da Instituição. Segundo o professor Marcelo Oliveira, idealizador do evento e que realiza pesquisas antropológicas no local, os moradores e a Vila remetem não só a uma história de trabalho, mas também de vida social e cultural representativa da tradição afro-brasileira na Zona da Mata Mineira. “As lembranças da Vila Secundino habitam a memória de seus moradores, ex-alunos, professores e gestores da Instituição, bem como da própria cidade de Viçosa. São lembranças da vida dura de trabalho dedicado, das festas de portas abertas para a comunidade acadêmica e viçosense, das fogueiras de São João, do envolvimento com o carnaval e com a fundação da Escola de Samba do Morro do Pintinho, além do envolvimento com o Congado na região.”