Viçosense tricampeão da América pelo Flamengo

Wellington Sales participa de temporada histórica do Flamengo, com sete títulos conquistados

Viçosense tricampeão da América pelo Flamengo

O viçosense Wellington Sales atuou como analista de desempenho do Clube de Regatas do Flamengo na temporada 2025. Integrante da equipe profissional desde 2017, ele participa do staff que encerrou o ano com sete títulos conquistados.

Wellington integrou a comissão até a última semana no Catar, finalizando o ano competitivo na Copa Intercontinental da FIFA. Na decisão, a equipe foi derrotada pelo Paris Saint-Germain nos pênaltis.

Na temporada, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Brasileiro, a Conmebol Libertadores, o Derby das Américas, diante do Cruz Azul, do México, e a Challengers Cup, contra o Pyramids, do Egito. O clube também participou da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, disputada nos Estados Unidos, sendo eliminado pelo Bayern de Munique.

Formação e trajetória

Filho de Sílvio Teixeira e Maria Auxiliadora, Wellington nasceu e foi criado em Viçosa, onde viveu até os 28 anos. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com conclusão em 2013, e possui pós-graduação em Futebol, pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol da instituição.

Durante a graduação, integrou a comissão técnica do Sub-17 do Viçosa Esporte Clube (VEL) no campeonato mineiro de base e da equipe de futebol da UFV/LUVE. Em 2013 seguiu para o projeto de formação de atletas em Ubá, no Centro Esportivo Ubaense, coordenado pelo professor Próspero Paoli.

Paralelamente às atividades desempenhadas em Ubá, que eram diversas — como coordenador metodológico, treinador, auxiliar técnico, preparador físico e preparador de goleiros —, surgiu também a oportunidade de atuar como professor na Unifagoc, onde permaneceu por três anos.

Em 2016, após passar por processo seletivo, ingressou no Flamengo como analista de desempenho da categoria Sub-17. No ano seguinte, passou a integrar a equipe profissional e, em 2019, assumiu a coordenação do departamento de análise de desempenho.

Ao longo de quase dez anos no Flamengo, Wellington conquistou três títulos da Copa Libertadores da América, nos anos de 2019, 2022 e 2025; três Campeonatos Brasileiros, em 2019, 2020 e 2025; duas Copas do Brasil, em 2022 e 2024; três Supercopas do Brasil, em 2020, 2021 e 2025; uma Recopa Sul-Americana, em 2020; e seis Campeonatos Cariocas, conquistados em 2017, 2019, 2020, 2021, 2024 e 2025.

Como analista de desempenho e juntamente com outros profissionais no setor, Wellington exerce funções definidas pelo departamento do clube. As atribuições incluem análise individual e coletiva da equipe e dos adversários, captação e filmagem de treinos e jogos, tagueamento em tempo real das atividades e intervenções técnicas nos momentos pré-jogo, intervalo e pós-jogo.

O profissional já se prepara para a temporada de 2026, que terá calendário ajustado em função da Copa do Mundo de Seleções da FIFA. O início do Campeonato Carioca está previsto para o meio de janeiro, e o Campeonato Brasileiro terá início ainda em janeiro, no fim do mês.