Viçosa vai instalar QR Codes em bens patrimoniais para contar suas histórias

Os dispositivos permitirão que qualquer pessoa acesse, pelo celular, detalhes sobre o contexto histórico de casas, praças e conjuntos arquitetônicos do município

Viçosa vai instalar QR Codes em bens patrimoniais para contar suas histórias
Reprodução/Internet

A Prefeitura de Viçosa anunciou que todos os bens patrimoniais da cidade receberão, em breve, placas com QR Codes que permitirão o acesso rápido às suas histórias e informações culturais. A iniciativa é do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, em parceria com o professor Jonas Marçal de Queiroz, do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O projeto integra uma ação de educação patrimonial que contará com a participação de alunos dos cursos de História, Tecnologia da Computação e Arquitetura da UFV. As placas serão instaladas em bens tombados e em parte dos inventariados, possibilitando que moradores e visitantes acessem, pelo celular, detalhes sobre o contexto histórico de casas, praças e conjuntos arquitetônicos de Viçosa.

O projeto será financiado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA/Viçosa), com um investimento de aproximadamente R$ 30 mil.