Viçosa realiza 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos
Evento definiu cinco delegados que representarão o município na etapa estadual
A 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Viçosa foi realizada no dia 28 de agosto, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município. O encontro reuniu representantes dos poderes públicos, servidores e membros da comunidade local.
A conferência foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Departamento de Apoio aos Conselhos Municipais, e teve como tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. A discussão esteve alinhada à 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.
Entre os objetivos destacados estiveram a proposição de estratégias de enfrentamento a violações e retrocessos, o fortalecimento institucional de órgãos de promoção e defesa dos direitos humanos, a ampliação da participação social e o reforço da relação entre sociedade civil e governo.
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Marco Aurélio Marques, titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que atua nas áreas de Gestão e Políticas Públicas. Em seguida, o professor Bruno Tavares, também da UFV, abordou questões relacionadas à administração pública e direitos humanos.
Ao final do evento, foram eleitos oito delegados, sendo três representantes governamentais e cinco da sociedade civil organizada. Eles representarão Viçosa na etapa estadual, programada para os dias 25 e 26 de setembro, em Belo Horizonte.
Estiveram presentes, entre outras autoridades, o vice-prefeito Sérgio Lopes; o secretário de Governo, Marcos Fialho; a secretária de Assistência Social, Marise Alves Silva Pinto; a representante da 91ª Subseção da OAB/Viçosa, Sônia Luciana Machado; a representante da Secretaria de Educação e Esportes, Jussara Nazaré Ferreira; e o diretor do Procon, Celso Lúcio Silveira Alves.



Comentários (0)
Comentários do Facebook