Conferência de Desenvolvimento Rural em Viçosa reúne mais de 100 produtores

Encontro definiu três delegados que representarão Viçosa na etapa estadual

Conferência de Desenvolvimento Rural em Viçosa reúne mais de 100 produtores
Divulgação/PMV

Na última quinta-feira, 11, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no salão da sede da OAB/Viçosa. O encontro reuniu cerca de 130 participantes, dos quais 70% eram representantes das comunidades rurais do município.

A abertura ficou a cargo da secretária municipal de Agropecuária, Cristina Fontes. Antes do início das atividades da conferência, ocorreu a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), conduzida pela presidente Maria do Carmo Dias Barreto.

A programação incluiu palestra do professor Marcelo Miná Dias, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que abordou a trajetória do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Em seguida, foram realizados debates em torno de cinco eixos temáticos: agricultura familiar frente às mudanças climáticas; transformação agroecológica e fortalecimento da agricultura familiar; reforma agrária e direito à terra, água e território; cidadania e bem viver; e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural.

Os grupos de trabalho elaboraram 30 proposições que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Ao final do encontro, foram eleitos três delegados – um representante do segmento governamental e dois da sociedade civil – que representarão Viçosa na etapa estadual.

A conferência foi organizada pela Secretaria de Agropecuária, com apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Emater-Viçosa, e contou com representantes dos governos municipal, estadual e federal, além da sociedade civil.