Viçosa perde Luzia Borges da Cunha

Viçosa perde Luzia Borges da Cunha

Faleceu no início da tarde desta segunda-feira, 9, no Hospital São Sebastião, Luzia Borges da Cunha.

Economista doméstico e assistente social ligada à Empresa de Manutenção, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), desde os tempos da Acar, atuando na Zona da Mata, Professora da Escola Rural da Piúna, manteve por muitos anos, em sua residência, uma conceituada escola de corte e costura. Domadora do Lions Clube de Viçosa, foi a segunda mulher a presidir do clube na cidade, em 2003. Seu trabalho voluntário teve o reconhecimento de instituições públicas e privadas e da sociedade em geral, que a homenageou de diversas formas, sendo detentora de inúmeros prêmios de destaque do Distrito LC-7, por ter um saldo grandioso de iniciativas concretizadas. Foi presidente de Divisão B-1 (abrangendo a região de Ponte Nova, São Pedro dos Ferros e Raul Soares).

Notabilizou-se por coordenar campanhas marcantes na cidade, como "Mamamiga - um beijo pela vida", de prevenção ao câncer de mama, a da criação das modelares brinquedotecas construídas dentro dos padrões exigidos por Lions International, promoção de cirurgias de cataratas, moradia solidária, feiras de saúde, foi uma notável multiplicadora dos ideais leonísticos cujo lema é "Nós servimos".

Presidiu a Associação Feminina Flor da Acácia, instituindo o Lar das Meninas, tendo colaborado na organização de órgãos como o Conselho Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho e Pastoral do Idoso, colaborando com instituições as mais diversas como Apac, Apov, Escola de Pais, Lar dos Velhinhos, Hospital São João Batista, Programa da Terceira Idade, dedicando-se anos à fio às obras da comunidade e desta nada exigindo para si, uma folha de serviços que ainda está por se levantar.

Deixa viúvo o pedagogo e técnico agrícola Frank Paiva da Cunha, os filhos Frank Júnior e Dr. Carlos Samuel e os netos Carla e Marcelo.

O velório acontece desde o início desta tarde na Capela Mortuária do Hospital São João Batista.