Viçosa participa da Etapa Regional do Parlamento Jovem 2023 em Ubá

O Parlamento Jovem em Viçosa é coordenado pela Escola do Legislativo de Viçosa - Professor Sebastião Lopes de Carvalho

Viçosa participa da Etapa Regional do Parlamento Jovem 2023 em Ubá

Cerca de 60 alunos de cinco cidades da região participaram, na última sexta-feira (4), da Plenária Regional do Polo da Zona da Mata Norte do Parlamento Jovem (PJ) 2023. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Ubá e reuniu alunos, coordenadores e vereadores de Coimbra, Paula Cândido, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Durante a ocasião, os participantes apresentaram as propostas de leis criadas pelos alunos das cinco cidades participantes do Polo, a partir da temática deste ano,  Jovem e o Mercado de Trabalho e dos subtemas: 1- Desenvolvimento econômico e geração de trabalho; 2- Escolaridade e qualificação profissional; 3- Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho. 

Nesta Etapa, foi discutido e votado o documento base do Polo Zona da Mata Norte, que continha 15 propostas, sendo 5 de cada subtema. Ao final, foram aprovadas 7 propostas. Das aprovadas, 3 propostas serão levadas para a Etapa Estadual do PJ Minas, que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023. 

Durante a plenária os alunos também votaram as sugestões de temas a serem trabalhados no Parlamento jovem de 2024, o tema escolhido pelos alunos para representar o Polo Zona da Mata Norte foi o tema “Desigualdade de Gênero” que foi apresentado pela cidade de Paula Cândido. 

Sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem tem como principais objetivos estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento. Além disso, busca incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal. 

O projeto ainda propicia espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões. O projeto ainda leva os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.