Viçosa: metade dos acidentes de trânsito com vítima envolve motos
O balanço foi feito pelo Samu a pedido do Folha da Mata
O número de acidente envolvendo motos em Viçosa é alarmante. Isso, em números registrados nos Boletins de Ocorrência, uma vez que em muitos sinistros de menor gravidade as autoridades não são acionadas para o atendimento e os acidentes não constam na estatística.
Como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25), uma blitz educativa foi realizada, na terça-feira, 19, entre o trevo do Centev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa) e a sede do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (4º BPM), na avenida Oraida Mendes de Castro.
Na oportunidade, militares do Corpo de Bombeiros e da 10ª Cia de Polícia Militar Independente, juntamente com agentes da Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Viçosa, orientaram os condutores de veículos e distribuíram panfletos educativos a respeito de diversas infrações e procedimentos responsáveis na direção de seus veículos.
Mas as atividades da Diretran precisam ir além, para tentar diminuir os números de pessoas envolvidas em acidentes. A atuação repressiva dos agentes também é necessária e a falta de convênio entre o Município de Viçosa e a Polícia Militar tem engessado a ação dos policiais, que estão impossibilitados de aplicar a maior parte das multas de trânsito previstas, o que contribui para o agravamento do problema.
Para se ter uma ideia, em um ano de atuação em Viçosa, mais precisamente entre 31 de agosto de 2022 a 31 de agosto último, o Samu – 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu 491 ocorrências de acidentes, com 242 deles envolvendo motos, o que corresponde a 49,2% do total.
Tudo isso em uma cidade que, hoje, possui apenas um leito de CTI disponível para internação.
As estatísticas do Samu que envolvem motocicletas são separadas por: queda de moto (100), carro x moto (98), moto x moto (35) e moto x bicicleta (9). Os outros registros se referem a anteparo x automóvel - colisão em obstáculos, barranco, poste etc (4), atropelamento (45), capotamento (19), carro x bicicleta (10), carro x carro (77), queda de bicicleta (26) e colisão/outros (68).
Em Viçosa, a base descentralizada do Samu, inaugurada no dia 11 de agosto de 2022, atende na casa 38 da Vila Gianetti, anexo ao grupamento de prevenção e vistoria do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a frota de veículos emplacados em Viçosa é atualmente estimada em 50.919. Desse total, 23.725 (46%) são carros e 17.740 (34,8%) são motos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook