Prefeitura licita plano básico de proteção de aeródromo após receber notificação da Aeronáutica

Prefeitura terá que atender requisitos exigidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo se quiser manter aeródromo em funcionamento

Prefeitura licita plano básico de proteção de aeródromo após receber notificação da Aeronáutica

A Prefeitura de Viçosa anunciou a abertura de um processo de licitação, por meio de pregão eletrônico, para a contratação de uma empresa que prestará consultoria para a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA), para o Aeródromo de Viçosa. A contratação foi solicitada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e busca atender aos requisitos exigidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do Comando da Aeronáutica (Comaer).

O aeródromo, atualmente sob responsabilidade do município, foi cedido à Prefeitura de Viçosa por meio do Termo de Cessão Contrato n° 134/2018, celebrado entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Município de Viçosa. Conforme estabelecido no termo de cessão, o Sítio Aeroportuário do Aeródromo de Viçosa está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Viçosa.

A necessidade de elaborar o PBZPA do Aeródromo de Viçosa foi impulsionada pela notificação n° 63719 e o ofício n° 435/AGA/19702, enviados pelo Comando da Aeronáutica em 4 e 11 de abril de 2023, respectivamente. Esses documentos comunicaram à Prefeitura a suspensão das operações aéreas do aeródromo público de Viçosa (SNVC) devido à ausência de apresentação/aprovação do PBZPA, conforme exigido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo a ANAC, o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos é um conjunto de superfícies limitadoras de obstáculos que estabelece as restrições impostas ao aproveitamento das propriedades dentro da zona de proteção de um aeródromo. Este plano inclui diversos aspectos, como o levantamento topográfico cadastral georreferenciado da pista do aeroporto e áreas dos PBZPA, identificação de obstáculos no raio de 6 km e a altitude dos pontos mais altos no entorno da pista.

A data limite para participação no Pregão Eletrônico é o próximo dia 29 e a abertura das propostas está programada para a mesma data, às 9 horas. A Prefeitura de Viçosa espera que a contratação da empresa especializada para a elaboração do PBZPA seja um passo importante para a regularização do Aeródromo de Viçosa e a retomada das operações aéreas. O edital completo está disponível no site www.vicosa.mg.gov.br/licitacoes.