Viçosa comemora o centenário de Hervé Cordovil

Viçosa comemora o centenário de Hervé Cordovil

Na última sexta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Cultura e a Câmara Municipal de Viçosa realizaram cerimônia comemorativa do centenário de Hervê Cordovil, maestro e compositor nacionalmente conhecido que nasceu nesta cidade.
Para marcar definitivamente a data, foi inaugurada uma estátua do homenageado, em frente à Estação Cultural que também leva seu nome. A escultura, feita de liga de bronze, tem aproximadamente 2,5 metros e foi produzida pelo artista plástico Wellington Luiz Fernandes, de Ubá.
O compositor, maestro e pianista viçosense, nascido no dia 3 de fevereiro de 1914 é autor de vários sucessos da música brasileira. Entre as mais conhecidas, destacam-se "Meu Pé de Manacá", composto com a prima Marisa Pinto Coelho, em 1950; "Vida do Viajante", em parceria com Luiz Gonzaga; "Sabiá lá na Gaiola", com Mário Vieira; as versões "Biquíni de Bolinha Amarelinha" e "Rua Augusta".
O prefeito Ângelo Chequer ressaltou a importância da homenagem e do reconhecimento do compositor viçosense. Em seguida, os estudantes do 5° ano do Colégio Equipe de Viçosa, que teve como tema de encerramento de suas atividades ao final deste ano de 2014 o centenário de Hervê Cordovil, apresentaram a música “Meu pé de manacá”.
Dando continuidade às homenagens, a cerimônia foi conduzida para o interior da Estação Cultural Hervê Cordovil. A vice-presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho, por meio do requerimento de n° 077/2014, entregou a Comenda Hervê Cordovil a José de Paulo Lima.
A vereadora pontuou que a comenda é concedida a pessoas com notório e destacado trabalho na área da cultura realizado no âmbito do município. “A pessoa que a Câmara Municipal de Viçosa indicou como merecedor desta honraria é um homem aguerrido, que fez transformações na sua vida e na vida de crianças e jovens ensinando seu ofício: tocar instrumentos. A pessoa de quem vos falo é José de Paula Lima, popularmente conhecido como JP.”
Na ocasião, o advogado e historiador Vicente Castro, representante da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário de Hervê Cordovil, apresentou o projeto de revista em quadrinhos “Hervê Cordovil na Escola”. Ele salientou a importância de resgatar a memória da vida e obra do compositor viçosense que muitos desconhecem.
Os membros da Comissão Organizadora e da equipe que teve participação direta nas atividades de comemoração do Centenário de Hervê Cordovil receberam um certificado em reconhecimento público aos relevantes serviços prestados em prol da cultura do município. São eles: o arquiteto Agnaldo Pacheco; o maestro Rogério Moreira Campos; o advogado e historiador Vicente de Paula de Souza Castro; Antônio Luiz Miranda; Kléber Gustavo Picanço Castro; e Laércio Luiz dos Reis.
O Grupo Manacá, sob a regência do maestro Rogério Moreira Campos, finalizou a sessão solene com uma apresentação.
Presentes, também, os vereadores Sávio José (PT) e Marcos Nunes (PT); as vereadoras Heloísa Gomes (PHS) e Maura Fontenelle (PSDB); o secretário de Governo Luciano Piovesan; e o secretário de Cultura Geraldo Luís Andrade (Geraldão).