Vereador propõe tornar Festa da Padroeira Patrimônio Cultural Imaterial de Viçosa

Projeto de Lei ainda será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude antes de seguir para votação no plenário.

Vereador propõe tornar Festa da Padroeira Patrimônio Cultural Imaterial de Viçosa
Divulgação/Câmara de Viçosa

O vereador Sérgio Marota (PP) protocolou o Projeto de Lei (PL) nº 12/2025, que reconhece a Festa de Santa Rita, realizada todo ano no dia 22 de maio, como Patrimônio Cultural Imaterial de Viçosa. O PL ainda será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude antes de seguir para votação no plenário.

Segundo a justificativa apresentada por Sérgio, a festa não é apenas um evento religioso, mas também um momento de união e expressão cultural, que fortalece a identidade local e mantém vivas as tradições do município.

Caso seja aprovado, o projeto pretende garantir ações e políticas públicas para apoiar a realização da festa, assegurar a manutenção de suas tradições e possibilitar sua perpetuação para as futuras gerações. O reconhecimento da Festa de Santa Rita como patrimônio imaterial também poderá impulsionar o turismo religioso e cultural em Viçosa.