Vazamento em reservatório da ETA II continua

Vazamento em reservatório da ETA II continua

Um problema detectado na parede de um dos reservatórios da ETA II-Violeira (Estação de Tratamento de Água), localizado no bairro João Brás, foi denunciado pelo vereador Professor Idelmino (PCdoB), durante reunião ordinária da Câmara Municipal. A situação já havia sido mostrada pelo Folha da Mata, que publicou reportagem mostrando a gravidade do problema um mês atrás.
Na semana passada o vereador em questão fez uma vistoria no local e constatou que uma rachadura continua colocando em risco a utilização do reservatório e desperdiçando água tratada.
Ele lembrou que no ano passado a Câmara aprovou um empréstimo no valor de R$ 2,9 milhões, liberado posteriormente pelo BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), para a construção de dois reservatórios de água tratada, sendo um com capacidade para 3 milhões de litros e outro para 500 mil litros.
Em uma primeira etapa foram investidos recursos do Município na casa de R$ 1,5 milhão, mas a conclusão da obra com a construção dos dois reservatórios ainda não aconteceu.
Quando da primeira matéria abordando o assunto, o diretor-presidente do Saae, Romeu da Paixão, afirmou que nas análises preliminares realizadas foi constatado que a estrutura não oferece riscos de ruptura ou ruína, por exemplo. Ele garantiu que desde julho o Saae acompanha a situação do reservatório, analisando diversos parâmetros, como topografia de precisão e possíveis movimentações da estrutura, que não ocorreram. De acordo com o Saae, medidas preventivas estão sendo aplicadas, como redução do carregamento aplicado com a diminuição significativa do armazenamento de água. A maior preocupação no momento, de acordo com Romeu, é conter o vazamento.