Vandalismo contra os containers de lixo do Saae continua

Sem fiscalização, a maioria da população está ignorando a chamada "Nova lei do lixo" do Saae

Vandalismo contra os containers de lixo do Saae continua

A lei municipal nº 2436/2014, que baixou novas normas para a coleta e destinação do lixo urbano em Viçosa, inclusive instituindo penalizações para quem colocar lixo nos pontos de coleta fora dos horários estabelecido pelo Saae, ainda não está surtindo o efeito esperado. Durante todo o dia, lixo acumulado nos containers de coleta podem ser vistos do por toda a cidade, tanto no centro quanto nos bairros. E o resultado disso é a sujeira que prejudica a qualidade de vida da população ao atrair cães, ratos, moscas e outros insetos que se utilizam desse subproduto social para se alimentar e procriar.

A essa situação de desastre soma-se a ação de vândalos, que se aproveitam para fazer troça da situação, fazendo ainda pior o eu já está ruim, e derrubam ou queimam e, há casos até de roubo de containers.
Uma dessas ações de vandalismo ocorreu na noite desta quarta-feira, na Rua dos Estudantes. Eram não mais que 8 da noite quando arruaceiros atacaram o um coletor carregado de lixo nesta rua e o derrubaram barranco abaixo, espalhando uma grande quantidade de lixo na margem do ribeirão São Bartolomeu.
Sem a apontar nomes ou provas, a pessoa que denunciou a condenável atitude disse que a ação deletéria foi praticada por jovens que ele imagina sejam estudantes e que aparentemente estavam embriagados. Para essa pessoa, que preferiu não declinar seu nome, Saae e população não estão falando a mesma língua no que diz respeito aos horários de coleta de lixo, e a maioria utiliza os conteiners como depósito particular de seus restos domésticos. “Para essa lei funcionar, é necessário que seja feita uma campanha rua-a-rua, casa-a-casa para divulgar os horários de coleta. Depois é fiscalizar, flagrar os infratores e chamar a polícia para a devida ocorrência que irá gerar a multa incontestável”, finalizou.